segunda-feira, junho 17, 2013

BASTIDORES DO PROGRAMA CAMINHOS DA MÚSICA COM BERENICE BELLATO E VINNICIUS DIAS



Berenice Bellato entrevista Vinnicius Dias no programa CAMINHOS DA MÚSICA no Rio de Janeiro . A entrevista vai brevemente ao ar pela TV MUNDI e SOL TV. 


VINNICIUS DIAS nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 15 de abril de l990. Com dois anos, já mostrava afinidade com a música, iniciando seus estudos de piano logo cedo com o pai, o consagrado compositor Itajara Dias, pianista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Brasil.

Com sete anos, foi para o Conservatório de Música de Niterói-RJ, onde estudou com a professora Ruth Vianna. Teve aulas também com a professora Lusa Danico Schneiter e, nos EUA, em NewYork, com a professora Victoria Mushkatikol.
Está se formando em Bacharelado em piano no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro- Brasil, tendo como professoras, Maria Teresa Soares e Talita Perez. Atualmente está com um projeto “UM PIANO NAS ESCOLAS”. O pianista VINNICIUS DIAS recentemente fez uma turnê pela Europa, apresentando-se na Itália (mês de julho/2012) e Alemanha (mês de agosto/2012), em concertos com o compositor e pianista Itajara Dias, fazendo solos e tocando a quatro mãos e a dois pianos.  Em julho e agosto de 2010, o pianista VINNICIUS DIAS participou do VLADIMIR NIELSEN PIANO FESTIVAL SUMMER 2010, em Sag Harbor, NY/EUA, como único pianista brasileiro, juntamente com outros jovens talentosos pianistas de países como China, Corea, Costa Rica, EUA, Israel e Rússia. Neste Festival tocou, além de composições de seu pai, o compositor e pianista Itajara Dias, músicas de Villa-Lobos, Ernesto Nazareth e Tchaikovsky. Em 2007, participou das gravações do CD e DVD Música Nova, da Série Música Brasileira no Tempo, com a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, tocando celesta e teclado, sob a regência da maestrina Ligia Amadio e também em concerto na UFF. Em março de 2009, apresentou-se no Consulado Geral da Federação da Rússia, nas comemorações dos 30 anos de carreira do pai, o consagrado pianista e compositor ITAJARA DIAS. 



Apresentou-se no Theatro Municipal do Rio de janeiro, com a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, tocando celesta, sob a regência da maestrina Ligia Amadio, na cantata profana CARMINA BURANA.


Atualmente vem se apresentando nos recitais com o pai, no projeto “UM PIANO NA RUA”, e em carreira solo, em diversas salas de concerto e teatros, por diversas cidades do Rio de Janeiro e em outros estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acompanhar este Blog

CD e DVD "CAMINHOS DA MÚSICA"