domingo, outubro 03, 2010

ORAÇÃO DE UMA HANSENIANA






Senhor, tu viestes, tu me pediste

E eu te dei tudo.

Eu adorava ler, e hoje estou cega

E agora minhas pernas estão paralisadas

Adorava colher flores ao sol da primavera

E não tenho mais mãos

Porque sou mulher

Gostava de contemplar a beleza dos meus cabelos

A delicadeza de meus dedos

A graça do meu corpo

E no lugar de meus lindos dedos afilados

Não restam senão como que rígidos pedaços de madeiras.



Olha Senhor, como está destruído o meu gracioso corpo

Mas, eu não me revolto

Dou-te graças

Por toda a eternidade hei de dizer-te, obrigada

Pois se morrer esta noite

Sei que minha vida

Foi maravilhosamente plenificada

Vivendo o amor

Recebi mais do que o meu coração almejava



Ó meu pai, como fostes bom

Para a tua pequena Véronique

E esta noite, ó meu amor, eu te peço

Pelos hansenianos do mundo inteiro

Peço-te, sobretudo por aqueles

Que a lepra moral abate, destrói, inutiliza e arrasa

A estes, sobretudo eu amo

E me ofereço em silencio por eles

Pois são meus irmãos e minhas irmãs

Ó meu amor, a minha dor física

Para que eles não mais experimentem a repulsa

O amargor e a frieza de sua hanseníase moral

Sou tua filhinha, ó meu pai

Leva-me pela mão como uma mamãe conduz o seu bebe

Aperta-me contra o teu peito

Como um pai aperta sobre o coração, seu filhinho

Mergulha-me no abismo de teu coração

E que ali eu permaneça com todos aqueles que amo

Por toda a eternidade...



Hospital de Dermatologia-França-Paris

Do livro: Eu Leprosa


************************************


O QUE É HANSENIASE?

Hanseníase é uma doença causada por um micróbio, que atinge a pele e os nervos.

COMO SE RECONHECE A DOENÇA?

Através de manchas dormentes na pele, esbranquiçadas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo e:

· Caroços e inchaços no rosto e nas orelhas

· Dormência nas mãos e nos pés.

O QUE FAZER?

Procurar o posto de saúde de sua cidade mais próximo de sua casa para iniciar o tratamento. O tratamento de Hanseníase é totalmente gratuito e feito no ambulatório, mas não deve ser interrompido.

NOTA: A pessoa com Hanseníase leva uma vida normal junto a família, no namoro, no trabalho e no lazer.



INFORMAÇÕES: TELEHANSEM NACIONAL: 0800262001



HANSENÍASE HOJE TEM CURA, BUSQUEMOS AGORA A CURA

DO ANTIGO PRECONCEITO!




A campanha "Eliminação da hanseníase no Brasil" é resultado de uma
sociedade incomum. Estão juntas nessa luta diversas entidades e
instituições, como a Fundação BBC (BBC World Service Trust), o Movimento
pela Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), a
Organização Pan-Americana de Saúde, a Pastoral da Criança, a Rede Globo,
o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e outros 11 canais de TV, 2,3 mil
emissoras de rádio e várias personalidades do mundo das artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acompanhar este Blog

CD e DVD "CAMINHOS DA MÚSICA"