quinta-feira, junho 25, 2009

REIKI


Reiki é a antiga arte de cura pela imposição das mãos. Redescoberta no Japão, no século XIX, pelo Dr. Mikau Usui, um monge cristão de origem japonesa. A tradição Reiki, porém, já era mencionada em sânscrito pelos antigos sutras da Índia, há mais de 2.500 anos. Reiki é uma palavra japonesa que significa "Energia da Vida Universal". O espaço que nos envolve. O Universo vive impregnado de energia infinita e inesgotável. É esta energia, primordial e criativa, que nos mantém vivos.O Reiki constitui, portanto, esta energia de cura natural, que passa a fluir de forma poderosa e concentrada pelas mãos do canal Reiki.

É bem simples se tornar um Reiki. Basta receber as iniciações e a transferência de energia de um Mestre Reiki autorizado. Todo o mundo sente como é fácil "reaprender" a usar esta energia, inclusive as crianças. Como se trata da Energia Divina, ela pertence a todos que estão dispostos a aceitar o "presente das mãos que curam". Na verdade, todos nascemos com esta Energia de Vida Universal, cujo canal, no entanto, no decorrer da vida, começa a ficar bloqueado.

Rei significa "Energia Universal da Vida"
Ki também é a nossa própria energia vital, que flui através de tudo aquilo que vive.
Ki é conhecido pelos Cristãos como Luz, pelos hindus como Prana, pelos kahunas como Mana e pelos chineses como Chi. É também chamada energia vital, Bioenergia ou de Energia Cósmica. No sistema Usui de Reiki, a energia curativa é conduzida pela imposição das mãos de forma espontânea e descontraída.
A imposição é realizada no próprio corpo ou em algum outro ser vivo.A intensidade da energia transmitida varia de acordo com as necessidades daquele que a recebe. A energia Reiki atravessa toda e qualquer matéria, assim como tecidos, gesso, curativos, metais, etc...O Terapeuta, servindo como canal, funciona como um transmissor de energia. Nada é retirado de sua energia pessoal. Pelo contrário, ao servir como canal, o Terapeuta também acaba sendo beneficiado e recarregado pela energia cósmica.Na realidade, quando concedemos Reiki, somos bem mais que um mero canal. Nesta hora, "somos Reiki, somos a energia universal da vida". É o "Deus em nós" que realiza a verdadeira obra. Tanto o doador de energia quanto o receptor experimentam, durante o tratamento, a sensação de auto-cura. Qualquer pessoa que deseja a cura para si ou ofertá-la a outros, pode se tornar um canal de Reiki. O Reiki não segue qualquer religião ou prática meditativa em particular, porém, fortalece a visão universal daqueles que o praticam. A técnica do Reiki pode complementar tratamentos médicos como, por exemplo, massagens, acupressura, acupuntura, massagem reflexiva nos pés, quiropática, terapias respiratórias, drenagem linfática, psicoterapias, etc... Funciona bem em todo e qualquer lugar em que se realize com as mãos, já que as "mãos de Reiki" conseguem irradiar em todo lugar e a qualquer momento, enviando sempre energia curativa. Assim, o Reiki constitui uma grande ajuda para todos os que se dedicam às profissões de cura, como médicos alopatas, médicos naturalistas, enfermeiros, acompanhantes de enfermos, massagistas, enfim, toda e qualquer pessoa que se dedique a curar outras pessoas.Reiki ajuda a equilibrar o corpo e a mente e atua em todos os níveis: Físico, emocional, mental e espiritual. O Reiki incentiva a auto-cura, fortalece o corpo e o espírito, libera bloqueios, desintoxica, equilibra os chakras (centro de energia), harmoniza o indivíduo e não cessa nunca de fluir, em quantidades ilimitadas. Por meio do uso de Reiki a pessoa se transforma e experimenta um grande crescimento espiritual. Reiki representa a Graça Divina e constitui um presente sem limites. A OMS (Organização Mundial da Saúde), através do Decreto "Alma Ata" de 1962, criando a "The Open International University for Complementary Medicine", que estuda a medicina alternativa, reconheceu o Reiki como prática terapêutica alternativa válida. A base de todas as religiões é cultural e antropológica.

O Reiki, por trabalhar com a Energial Vital, que é natural e inerente a todo ser vivo, independente de religião ou crença. Uma planta, um animal, os elementos água, terra, fogo e ar, a matéria e o éter, enfim, tudo que nos cerca e nos alimenta possui energia. Podemos aplicar o Reiki em todos, seja para cura e harmonia das pessoas, animais e plantas ou o meio físico em que vivemos. Porém, Reiki não é religião, e sim, uma forma de nos conduzirmos e conduzir melhor as energias que nos cercam.




"Vóis sois a Luz do mundo. Não pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo de um alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candelabro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa.Assim, brilhe vossa Luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está no Céu.Mateus: 5, 14-15-16

Os Cinco Principios do Reiki
Só por hoje
Não te irrites
Não te preocupes
Sê grato
Trabalha arduamente
Sê bondoso para os outros
Meditar duas vezes ao dia nestes princípios acaba por torná-los hábitos da mente, modificando nossas emoções e acções no mundo.
Para nós, meros mortais, aplicação de Reiki é importante, mas ainda assim devemos manter em mente (e no coração!) que a vivência destes princípios é a parte mais fundamental deste método.
O Reiki visando a melhoria da saúde física é, sem dúvida, excelente e funciona como uma grande terapia complementar a qualquer tratamento médico.
Lembremos que o Reiki visa não somente a cura de doenças, mas a cura do ser humano como um todo. Sua harmonia com a própria Criação, e o amor e compaixão para com todos os seres criados!
(fonte : internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acompanhar este Blog

CD e DVD "CAMINHOS DA MÚSICA"