terça-feira, junho 09, 2009

Gayatri Mantra e Gaya Bija


O mantra gayatri, que é um verso do Rg-Veda, ainda hoje é considerado, na Índia, por muitos hindus ortodoxos, como o mais sagrado de todos os hinos védicos. Diz-se que em seus versos "reside todo o Veda embutido em sua semente." Seu valor espiritual foi considerado tão elevado, que antigamente, o seu uso era reservado somente aos "duplamente nascidas" (iniciados), enquanto o seu uso era totalmente proibido às castas inferiores.

O texto é o seguinte:

AUM BHUR BHUVAN SVAH
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHIMAHI
DHIYO YO NAH
PRACODAYAT
AUM

A tradução mais correta dos versos acima é:

"Permita-nos meditar, repletos de veneração, sobre a luz brilhante do divino, admirável e onipotente Ser que tudo criou (os três mundos), possa Ele guiar nossos pensamentos e aspirações, plenos de amor, em direção à Verdade Definitiva, que é o puro Espírito ou essência de Deus".

Portanto, o significado deste hino é que o deus Todo-Poderoso pode iluminar o nosso intelecto, que pode nos conduzir a um caminho de virtudes. De acordo com a tradição yogue, todos os problemas de uma pessoa podem ser resolvidos, se ela for presenteada com o dom da sabedoria. Se tiver a bênção de uma sabedoria prudente, o homem não se enredará em calamidades, nem trilhará em caminhos tortuosos. Diz-se que a sabedoria virtuosa começa a surgir, quando se recita assiduamente este mantra. O resultado é que, num curto período de tempo, a mente se afasta das ações maléficas e o indivíduo passa a ter uma alegria e um entusiasmo, bons pensamentos e boas ações. Por menor que esta tendência possa persistir, o seu eu interior se tornará espiritualmente avançado, dia após dia, e o verdadeiro propósito da vida parecerá cada vez mais próximo.

Recentemente, o yogue indiano Sriram Sarma escreveu: "O mantra gayatri não pertence a nenhuma seita em particular ou não está restrito a nenhuma comunidade. Ele é universal, para o mundo inteiro. Ele contém a cultura, não de uma sociedade em particular, mas a cultura da humanidade. O mantra gayatri é um tesouro e uma herança que pertencem a toda a humanidade, sem exceção."

As escolas de yoga esotérica evitaram o mantra gayatri como tal (como sendo longo demais para a meditação verdadeira), e, em substituição, extraíram dele o gayatri bija secreto, que pode ser usado de acordo com as regras específicas do sistema laya-yoga. Portanto, o bija-mantra atua de forma poderosa no nível do sahasrara chakra



Fonte :Unindo corações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acompanhar este Blog

CD e DVD "CAMINHOS DA MÚSICA"