quinta-feira, março 07, 2013

PROGRAMA CAMINHOS DA MÚSICA COM BERENICE BELLATO E ROBERTO RUTIGLIANO


Bastidores do programa Caminhos da Música com Berenice Bellato e Roberto Rutigliano  no Rio de Janeiro. O programa irá ao ar ar em 07.03.13 (Quinta-feira) às 11:00, 17:00, 23:00 e 05:00 da manhã   TV MUNDI (SP) .




 Roberto Rutigliano é baterista, percussionista, compositor e arranjador 

Nasceu na Argentina em 1958 e no ano de 1988 se mudo para o Rio de Janeiro.
Sempre se destacou pelo seu interesse nos mais diversos projetos, seu gosto musical inclui a música clássica a contemporânea, a música brasileira atual e ancestral, a cubana, o tango e o jazz...
Na Argentina estudou com Antonio Yepes, com Alejandro Varela e com Hebert Gouarnalusse.


Desde criança se envolveu com a percussão regional tocando “bombo legüero”, anos mais tarde profissionalmente tocou com Marikena Monty, Daniel e Oby Homer, Julio Lacarra entre outros.
Compus música para Ballet, tocou em grupos de música contemporânea, clássica, de jazz e em peças teatrais.
Na sua juventude em Buenos Aires chegou a estudar Letras, experimentou o desenho e durante anos a militou na esquerda durante a resistência á ditadura militar.
Viajou a Europa a Estados Unidos onde estudo bateria com Alan Dawson e Michel Carmin.
Radicou-se no Brasil na procura de um entorno mais fértil para desenvolver a sua vocação musical. 


Desfilou em varias Escolas de Samba (Império da Tijuca, Mocidade Independente de Padre Miguel) e blocos de Carnaval tocando caixa e tamborim, tocou junto a Ney de Oxossê no grupo de Afoxê “filhos de Corin Efâ”, participou durante mais de dez anos tocando no bloco “Gigantes da Lira” especialista em frevos e marchinhas, no bloco “Laranjada” tocando caixa de Samba e no Carnaval de 2011 foi o mestre de bateria do bloco “Feitiço do Villa”.
Na área de educação trabalha como professor de bateria nos Seminários de música Pro arte desde o ano de 1998. 
Publicou artigos em revistas da Argentina como “El Musiquero” e em sites especializados no Brasil como “Batera.com”, realiza workshops e clínicas nas principais escolas de músicas do Brasil e da Argentina.
Em 2005 participou do primeiro “ Montevidéu drum festival” ao lado de nomes como Osvaldo Fattoruso e Daniel Volpini.
Tocou no grupo Xekerê (gravou três discos), com a Rio Latin Jazz e em duo com a flautista Odette Ernest Dias (gravação produzida por Egberto Gismonti), tocou junto com músicos como Hermeto Pascoal e Yamandu Costa. Em 2010 realizou o show Tributo a Bill Evans junto a Dario Galante e Bruno Migliari. 


Em 2011 tocou na Argentina com Adriana Rios no espetáculo "Mundo Jobim", com Arturo Puertas e no Brasil com o quarteto "Reciclássico" junto a Ana de Oliveira, Tomás Improta e Tony Botelho recriando clássicos da música brasileira como F.Mignone e H. Villa Lobos.
Realiza um tributo a Elvin Jones junto a Fernando Trocado, Idriss Boudrioua e Ronaldo Diamante.
Lidera um show em homenagem a Miles Davis junto a trompetistas como Altair Martins, Jose Arimateia e Paulinho trompete.
Lidera também do quinteto junto com Tomás Improta, Fernando Trocado, Paulo Russo com um repertório voltado para a obra de John Coltrane junto com participação inclusive de músicos como Marcelo Martins, Jefferson Lescovich e Widor Santiago.


Toca também um repertório de musica brasileira e de composições próprias em trio junto ao pianista Pablo Lapidusas e ao contrabaixista Bruce Henri.
Em 2012 tocou em duo junto a Quique Sinesi em Buenos Aires.
Acaba de faze ruma viagem a Suíça e tocar junto Gabriela Bergallo para dois shows de musica latino-americana, um espetáculo de música brasileira chamado “melodias brasileiras” no Festival do Teatro Di Cápua em Embrach e uma máster classe sobre música brasileira junto com a banda Latin Jazz Ensemble em Zurique.
Proximamente no Rio prepara um show de Tango junto a Chico Chagas, Ana de Oliveira e Pablo Aslan. No mês de novembro se prepara para uma turnê em Buenos Aires junto a Abel Rogantini y Mariano Martos tocando Bossa Nova, musica argentina e composições próprias no espetáculo “diálogos”.




O programa CAMINHOS DA MÚSICA com a participação de Roberto Rutigliano vai ao ar ar em 07.03.13 (Quinta-feira) às 11:00, 17:00, 23:00 e 05:00 da manhã pela TV Mundi (SP)  transmitido via parabólica, web e satélite digital para várias cidades do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acompanhar este Blog

CD e DVD "CAMINHOS DA MÚSICA"